Documentos - Deve verificar o seu passaporte ou bilhete de identidade, se estão em ordem, tem que ter uma validade mínima de 6 meses após o fim da viagem. As cédulas pessoais não são válidas para viajar. Deve informar-se da necessidade de Visto para o seu destino.
Vacinas e Medicamentos - De acordo com o pais a visitar pode ser necessário vacinas, informe-se connosco. Deve também fazer-se acompanhar de alguns medicamentos de primeiros socorros (enjoo, desarranjos intestinais, analgésicos, antiácidos, antigripais e remédios específicos com receita médica).
Menores - Quando menores de idade viajarem desacompanhados do pai ou da mãe, é necessário que pai ou mãe, autorizem os seus filhos a viajar, preenchendo para o efeito um modelo que se encontra disponível nos Cartórios Notariais, reconhecendo a(s) assinatura(a). Esse documento deverá acompanhar o menor durante a viagem.
Vestuário e Normas Culturais - Deve escolher roupa adequada, levar consigo repelente de insectos, protector solar de acordo com os locais e época em que vai viajar. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante deparar-se-á com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento.
Bagagem - Identifique de forma visível toda a sua bagagem. Aconselhamos a dividir a sua roupa por duas malas, se alguma se extraviar, terá roupa até a mala extraviada lhe ser entregue. Ao viajar de avião, nunca abandone a sua bagagem antes do check-in.
Restrições de transporte de LAG (líquidos, aerossóis e géis) - O que se entende por LAG (líquidos, aerossóis e géis):
Entende-se por líquidos, aerossóis e géis: Pastas; Loções; Misturas líquido/sólido; Conteúdos de embalagens pressurizadas;
Sendo disso exemplo pastas de dentes, gel de cabelo, águas e outras bebidas, sopas, xaropes, perfumes, espumas de barbear e outros artigos de consistência semelhante.
Que LAG (líquidos, aerossóis e géis) posso transportar no meu voo como bagagem de mão?
A partir de 31 de janeiro de 2014, inclusive, os LAG (líquidos, aerossóis e géis) duty free adquiridos em qualquer aeroporto ou a bordo de qualquer transportadora aérea podem ser transportados como bagagem de mão.
Os LAG (líquidos, aerossóis e géis) duty free e o respetivo recibo de compra têm de ser selados no ato da compra num saco inviolável, Não abra o saco inviolável até chegar ao seu destino final.
O elemento de segurança pode necessitar de abrir o saco inviolável para rastreio de segurança. Caso tenha um voo de ligação noutro aeroporto, informe o elemento de segurança para que os seus artigos de duty free possam ser resselados num novo saco inviolável.
PERMITIDO: LAG (líquidos, aerossóis e géis) contidos em recipientes individuais de capacidade não superior a 100 mililitros ou equivalente, acondicionados num saco de plástico transparente que possa ser aberto e fechado de novo, de capacidade não superior a 1 litro, em que o conteúdo caiba perfeitamente e que esteja completamente fechado.
Os LAG devem caber comodamente dentro do saco de plástico, para que este possa ser facilmente fechado e permita a visualização e identificação do seu conteúdo.
Seguro – Antes de iniciar viagem verifique as coberturas do seu Seguro. A Escolher Destinos tem disponíveis apólices com variadíssimas coberturas. Consulte-nos.
Destino - Informe-se da moeda local, condições climatéricas, hábitos usos e costumes locais e representação diplomática no país de destino.
Valores - Quando sair do hotel deixe os seus documentos de viagem, dinheiro, cartões bancários, jóias, etc., guardando-os no cofre.
Imprevistos - Se surgir algum problema durante a viagem, contacte de imediato o guia ou representante local, caso seja necessário contacte a companhia de seguros, para abrir processo, para que possa ser reembolsado de eventuais despesas efectuadas e cobertas pelo seguro.
Regresso - Quando estiver de regresso, não se esqueça de verificar se deixa algum objecto pessoal, documentos de viagem no quarto do seu hotel.