O poder do Império Romano ainda testemunhado em inúmeros monumentos à vista de todos. Um verdadeiro museu a céu aberto onde a cada passo que damos encontramos verdadeiras obras de arte, muitas delas dos grandes mestres como Michelângelo.
Aqui nasceram algumas das mais influentes correntes artísticas, científicas e culturais ao longo de séculos.
Cidade dentro de cidade, alberga a sede da Igreja Católica no Vaticano, onde podemos visitar alguns dos seus ícones mais famosos: a Basílica e Praça de São Pedro e a Capela Sistina.
Mas há muito mais para se deixar deslumbrar: o Coliseu, o Panteão, a Fonte de Trevi… e não se esqueça de provar um gelato numa das praças adornadas com fontanários icónicos dos grandes mestres da escultura.
Dia 1 – Cidade de origem / Roma
Voo com destino a Roma. À chegada a Roma, transfer privado para hotel no centro da cidade onde os clientes ficarão alojados no regime de Alojamento e pequeno-almoço.
Dia 2 – Roma
Visita a Museus Vaticanos, Capela Sisitina e Basílica de S. Pedro de manhã. Após o pequeno-almoço no hotel, comparência no ponto de encontro no Vaticano para visita guiada em português, em grupo pequeno, sem ter que fazer filas. Desfrute do Museu do Vaticano com a maior coleção de arte do mundo. Explore a Capela Sistina e as Salas de Rafael. Após a visita ao museu, nos dirigimos a uma visita guiada pela Basílica de São Pedro, aqui mais obras-primas de Michelangelo: La Pietà. Concluiremos o passeio na magnífica Praça de São Pedro. Tarde livre.
Dia 3 – Roma
Visita ao Palácio de César com Coliseu e Fórum Romano de manhã. Após o pequeno-almoço no hotel, comparência no ponto de encontro no centro da cidade para visita ao Fórum Romano Palácio de César e Coliseu.
Conheça a história de uma das figuras mais importantes da história da civilização ocidental, com uma visita ao Palácio César, fechado ao público durante anos. Dirija-se ao Coliseu, um símbolo de Roma. Visitaremos também o Forúm Romano, coração da Roma antiga, onde a vida pública do império se desenvolveu.
Dias 4 e 5 – Roma
Dias livres para atividades ao seu ritmo. Aproveite estes dias para caminhar pela cidade e conhecer os seus recantos. Aconselhamos algumas pérolas imperdíveis: Panteão, Piazza Del Popolo, Escadaria Espanhola, Fonte de Trevi, Piazza Navona… admire a arquitetura única da cidade enquanto se delicia com um “Gelatto” numa das muitas praças desta jóia histórica.
Dia 6 – Roma / Pompeia / Roma
Após o pequeno-almoço no hotel, será recolhido na entrada do hotel de estadia para transporte de autocarro até à cidade de Pompeia.
Explore as ruínas da próspera cidade romana e testemunhe os assustadores moldes de gesso de seus cidadãos que foram cobertos pela cinza vulcânica. O passeio inclui uma parada em Nápoles, onde poderá desfrutar de uma breve vista panorâmica da cidade. Inclui almoço. Regresso a Roma, ao hotel de estadia.
Dia 7 - Roma / Cidade de origem
Manhã livre para atividades de gosto pessoal. À hora combinada previamente, transfer privado para o aeroporto de Roma. Voo de regresso à cidade de origem. Fim da viagem.
Veja agora alguns dos Spots que não vai querer perder nesta viagem:
Os Museus do Vaticano foram incluídos na lista dos museus mais importantes do mundo e visitá-los é um marco essencial para aqueles que visitam Roma. Dentro dos Museus do Vaticano estão as coleções acumuladas ao longo do tempo pelos Papas, além das grandes obras de arte de todos os tempos que se tornaram testemunhos preciosos de uma era.
É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Perugino e Sandro Botticelli. Poderá visitar este ícone da arte mundial em visita aos Museus Vaticanos e Basílica de São Pedro.
A Basílica de São Pedro é um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelângelo, Rafael e Bernini. Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal. Por esta razão, muitos Papas, começando com os primeiros, têm sido enterrados neste local.
Este monumento faz parte da história de um império que, para divertir os habitantes de Roma, organizava lutas entre gladiadores ou contra animais ferozes e espetáculos fantásticos chamados “naumaquias”, verdadeiros combates navais na arena cheia de água. Debaixo da arena do Coliseu estavam inúmeros corredores e salas usadas para hospedar gladiadores e manter animais ferozes, que por sua vez podiam ser conduzidos ao centro da arena pelos vários elevadores e rampas de acesso. Mesmo que atualmente o Coliseu esteja em ruínas, continua a impressionar pelo seu tamanho e beleza, e é por isso que desde 2007 é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Imagine-se no cenário onde durante séculos se localizou o centro da vida pública romana, onde se realizavam cerimónias triunfais e de eleições, onde se realizavam discursos públicos, os processos criminais, os confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais. Aqui, estátuas e monumentos celebraram os grandes homens da cidade. O coração da Roma antiga foi considerado o ponto de encontro mais conhecido do mundo, em toda a história. Localizado no pequeno vale entre o monte Palatino e o monte Capitolino, o fórum é atualmente uma extensa ruína de fragmentos arquitetónicos e um sítio de escavações arqueológicas intermitente de elevada atração turística.
Na estação delas, é muito corriqueiro ver as bancas das feiras cheias de mini-alcachofras (carciofini) e alcachofras grandes (carciofi), e muitos restaurantes até as colocam na porta como decoração. Em vários restaurantes pela cidade vai encontrar esta iguaria confecionada de diferentes maneiras, onde destacamos também a versão assada no forno.
A Fonte de Trevi é a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada no rione Trevi, em Roma.
A praça de Espanha, conhecida até o século XVII como Praça de França, com sua famosa escadaria até a igreja Trinità dei Monti, é uma das praças mais famosas de Roma, Itália. A monumental escadaria, com 135 degraus foi desenhada de forma a aumentar seu efeito dramático com a proximidade.
A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção.